Header Ads Widget

Sobre Nós

Sobre Nós:

 

O Banco Faro Moçambique (BFM) é o órgão educador e conselheiro do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e tem como missão assegurar a estabilidade do poder de compra de produtos e prestação dos serviços do sistema financeiro sólido e eficiente, essencial para o desenvolvimento económico.

 

Graças às políticas adotadas e à actuação do BFM, em Moçambique maior parte da população conseguiu reduzir a inflação das dividas e conhecimento ao uso do dinheiro e alcançar maior estabilidade económica.

Sobre Nós

 


Missão:

 

1.Entender o funcionamento do mercado e o modo como os juros influenciam a vida financeira do cidadão (a favor e contra);

 

2. Consumir de forma consciente, evitando o consumismo compulsivo;

 

3.Saber se comportar diante das oportunidades de financiamentos disponíveis, utilizando o crédito com sabedoria e evitando o superendividamento;

 

4.Entender a importância e as vantagens de planejar e acompanhar o orçamento pessoal e familiar;

 

5.Compreender que a poupança é um bom caminho, tanto para concretizar sonhos, realizando projectos, como para reduzir os riscos em eventos inesperados; e, por fim,

 

6.Manter uma boa gestão financeira pessoal.

A educação financeira é o meio de prover esses conhecimentos e informações sobre comportamentos básicos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades. É, portanto, um instrumento para promover o desenvolvimento económico.

 

Valores:

 

Afinal, a qualidade das decisões financeiras dos indivíduos influencia, no agregado, toda a economia, por estar intimamente ligada a problemas como os níveis de endividamento e de inadimplência das pessoas e a capacidade de investimento dos países.

 

Consumidores bem-educados financeiramente demandam serviços e produtos adequados às suas necessidades, incentivando a competição e desempenhando papel relevante no monitoramento do mercado, uma vez que exigem maior transparência das instituições financeiras, contribuindo, dessa maneira, para a solidez e para a eficiência do sistema financeiro.

 

Métodos adotados do Banco Central do Brasil