Header Ads Widget

Consumo Planejado e Consciente/Dicas para o consumidor

Dicas para o consumidor


Além de identificar as estratégicas e as técnicas utilizadas pelos vendedores para impulsionar a força das vendas, é importante saber que o consumidor também pode adotar algumas atitudes para assegurar que poderá consumir mais com a mesma quantidade de recursos. É exactamente isso.

Dicas para o consumidor



Um consumidor que planeja e é disciplinado é capaz de comprar mais e pagar menos e ainda conseguir poupar mais.


Vamos, então, conhecer algumas dicas sobre como, você, consumidor, pode se comportar diante do comércio e dos supermercados, actuando de forma mais vantajosa para você mesmo, fazendo mais com menos.


Atitudes que podem ser adotadas pelo consumidor no comércio:


- Pesquisar preços;

- Pechinchar, negociar com afinco;

- Experimentar pagar com dinheiro em espécie em vez de cartão. Às vezes, é possível conseguir um bom desconto;

- Atente para o real preço dos produtos nas vitrines (não apenas para o valor da parcela);

- Transmita certo “desinteresse” ao tratar com vendedores. Conheça opções de produtos e serviços. Você pode conseguir um acordo melhor;

- Pesquise o preço do produto ou serviço, com antecedência, pela internet.


Atitudes que podem ser adotadas pelo consumidor no supermercado:


- Fazer uma lista de compras com os preços médios que costuma pagar;

- Ir alimentado. Pesquisas mostram que quem faz compras com o estômago vazio compra mais por impulso;

- Ao levar crianças, combinar previamente com elas o que comprarão (é uma oportunidade para educar financeiramente os filhos).

 Comparar preços;

- Comprar produtos da estação, pois costumam ter preço menor e -melhor qualidade;

- Experimentar outras marcas;

- Aproveitar as promoções, mas não ser vítima delas;

- Ficar atento para a data de vencimento de produtos perecíveis;

- Acompanhar o registro dos produtos no momento de passá-los pelo caixa;

- Levar folhetos dos concorrentes e exigir o menor preço.


Fonte: Banco Central do Brazil

Edição: Faruk Muando

Imagem: Photofaro