Recomendações para o consumo
Os vendedores em geral
recebem treinamento para se tornarem
vendedores profissionais. Lojistas,
órgãos de classe, universidades, entre outros, fornecem uma enorme variedade de
cursos com o objectivo de impulsionar a força das vendas.
E os consumidores?
Recebem algum tipo de treinamento
para se tornarem consumidores
conscientes de suas escolhas, ou, em outras palavras, “consumidores profissionais”?
Normalmente não.
Você já tinha pensado
nisso?
Não seria bom se
existissem também cursos para consumidores em vez de apenas cursos para
vendedores?
1.Estratégias para conquistar o consumidor:
Para nos tornarmos consumidores preparados,
precisamos conhecer algumas das técnicas de vendas mais utilizadas.
- Tamanho das letras: diferença de tamanho das letras no anúncio, para
dar destaque ao que interessa ao lojista (exemplo: o valor da parcela em vez do
custo total do produto);
- Pequenas unidades de tempo: divisão do valor a ser pago em unidades
menores de tempo. Em relação a parcelamentos, alguns vendedores informam o
custo por dia, dando a falsa impressão de que o produto custa bem menos do que
na realidade. Você já deve ter visto algo como “custa apenas 30.99 mts por
dia”. Faça as contas: 30.99 mts por dia é a mesma coisa que 1190,70 mts por
mês.
- Apelo emocional: frases com forte apelo emocional dão uma sensação de
facilidade e urgência para que o consumidor não “perca” a “oportunidade”
oferecida. Você já deve ter visto frases do tipo “dinheiro fácil e rápido”,
“compre hoje e pague só depois do carnaval” etc;
- Preços que terminam com 0,99 mts: dão a impressão de serem “menores” e
têm um impacto psicológico importante para o consumidor.
Veja a imagem abaixo com o terminio de 099 mts.
2.Técnicas de vendas dos supermercados:
Nos supermercados, existem várias
características que podem nos influenciar para um consumo não planejado. A
começar pelo piso liso e pelo ambiente agradável, que nos mantêm por mais tempo
para consumir. Precisamos estar atentos para identificar esses detalhes que
afetam nosso comportamento.
Além disso, identificamos outras técnicas.
- Embalagens e placas atraentes;
- Produtos mais caros
ou de marcas famosas ao alcance dos olhos e das mãos (das crianças e adultos);
- Inexistência de
relógios (para não ter pressa e ficar mais tempo);
- Açougue e padaria ao
fundo da loja (para fazer “passear” por todo ambiente);
- Produtos associados
(macarrão perto do queijo ralado e do molho de tomate);
- Degustação de
produtos;
- Promoção de produtos com data de validade próxima (fique atento).
Você conhece outras
técnicas?
Que tal anotá-las e
compartilhá-las com seus amigos e familiares?
Conhecer as
estratégias dos vendedores de produtos ou serviços é um importante passo para
se proteger.
Fonte: Banco Central do Brazil
Edição: Faruk Muando
Imagem: Photofaro