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Consumo Planejado e Consciente/Recomendações para o consumo

Recomendações para o consumo

 

Os vendedores em geral recebem treinamento para se tornarem vendedores profissionais. Lojistas, órgãos de classe, universidades, entre outros, fornecem uma enorme variedade de cursos com o objectivo de impulsionar a força das vendas.

E os consumidores? Recebem algum tipo de treinamento para se tornarem consumidores conscientes de suas escolhas, ou, em outras palavras, “consumidores profissionais”? Normalmente não.

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Você já tinha pensado nisso?

Não seria bom se existissem também cursos para consumidores em vez de apenas cursos para vendedores?


1.Estratégias para conquistar o consumidor:


Para nos tornarmos consumidores preparados, precisamos conhecer algumas das técnicas de vendas mais utilizadas.


- Tamanho das letras: diferença de tamanho das letras no anúncio, para dar destaque ao que interessa ao lojista (exemplo: o valor da parcela em vez do custo total do produto);


- Pequenas unidades de tempo: divisão do valor a ser pago em unidades menores de tempo. Em relação a parcelamentos, alguns vendedores informam o custo por dia, dando a falsa impressão de que o produto custa bem menos do que na realidade. Você já deve ter visto algo como “custa apenas 30.99 mts por dia”. Faça as contas: 30.99 mts por dia é a mesma coisa que 1190,70 mts por mês.


- Apelo emocional: frases com forte apelo emocional dão uma sensação de facilidade e urgência para que o consumidor não “perca” a “oportunidade” oferecida. Você já deve ter visto frases do tipo “dinheiro fácil e rápido”, “compre hoje e pague só depois do carnaval” etc;


- Preços que terminam com 0,99 mts: dão a impressão de serem “menores” e têm um impacto psicológico importante para o consumidor.

Veja a imagem abaixo com o terminio de 099 mts.

produtos que tem um preco que terminam com 0.999 Ok mobiliario mocambique



2.Técnicas de vendas dos supermercados:


Nos supermercados, existem várias características que podem nos influenciar para um consumo não planejado. A começar pelo piso liso e pelo ambiente agradável, que nos mantêm por mais tempo para consumir. Precisamos estar atentos para identificar esses detalhes que afetam nosso comportamento.


Além disso, identificamos outras técnicas.


- Embalagens e placas atraentes;

- Produtos mais caros ou de marcas famosas ao alcance dos olhos e das mãos (das crianças e adultos);

- Inexistência de relógios (para não ter pressa e ficar mais tempo);

- Açougue e padaria ao fundo da loja (para fazer “passear” por todo ambiente);

- Produtos associados (macarrão perto do queijo ralado e do molho de tomate);

- Degustação de produtos;

- Promoção de produtos com data de validade próxima (fique atento).

Você conhece outras técnicas?

Que tal anotá-las e compartilhá-las com seus amigos e familiares?

Conhecer as estratégias dos vendedores de produtos ou serviços é um importante passo para se proteger.


Fonte: Banco Central do Brazil

Edição: Faruk Muando

Imagem: Photofaro