Como elaborar um orçamento
A) Como iniciar?
O orçamento pessoal (ou familiar) deve ser
iniciado a partir do registo de tudo que você (ou sua família) ganha e o que
gasta durante um período, em geral um mês ou um ano. Para simplificar um pouco a linguagem, vamos tratar do orçamento
pessoal, mas tudo que falarmos daqui em diante também vale para o orçamento
familiar. Na elaboração do orçamento é necessário organizar e
planejar suas despesas, com o objectivo de gastar bem o seu dinheiro, suprir
suas necessidades e ainda realizar sonhos e atingir metas, de acordo com as
prioridades definidas.
B) O processo de elaboração:
Existe mais de uma maneira de elaborar um
orçamento. Vamos sugerir um método que consiste em quatro etapas: planejamento,
registo, agrupamento e avaliação.
1ª Etapa:
Planejamento:
O processo de planejamento consiste em
estimar as receitas e as despesas do período. Para isso, você pode utilizar sua
rotina passada, elencando as receitas e as despesas passadas e usando-as
como base para prever as receitas e as despesas futuras.
Veja, na sequência, algumas sugestões para auxiliá-lo nesta etapa.
Diferencie receitas e despesas fixas das variáveis
1.Receitas
fixas – Como o próprio nome
diz, são receitas que não variam ou variam muito pouco, como o valor do
salário, da aposentadoria ou de rendimentos de aluguer;
2.Receitas
variáveis – São aquelas cujos
valores variam de um mês para o outro, como os ganhos de comissões por vendas
ou os ganhos com aulas particulares;
3.Despesas
fixas – São despesas que não
variam ou variam muito pouco, como o aluguer, a prestação de um financiamento
etc;
4.Despesas
variáveis – São aquelas cujos
valores variam de um mês para o outro, como a conta de luz ou de água, que
variam conforme o consumo.
- Lembre-se dos compromissos
sazonais: impostos, seguros, matrículas escolares etc;
- Lembre-se dos compromissos
já assumidos: cheques pré datados ou ainda não compensados, prestações a
vencer, facturas de cartões de crédito etc.
- Utilize informações
passadas de conta de luz, água, telefone etc.
2ª Etapa: Registo:
É necessário anotar, de preferência
diariamente, para evitar esquecimentos, todas as receitas e despesas.
Para isso, aqui vão algumas sugestões.
- Anote todos os gastos. Pode ser em uma caderneta, em uma agenda, no celular,
no computador etc;
- Confira os extractos
bancários e as facturas de cartões de crédito;
- Guarde as notas fiscais
e os recibos de pagamento;
- Guarde os
comprovantes de utilização de cartões (débito/crédito);
- Diferencie as várias
formas de pagamentos e desembolsos, separando-as em dinheiro, débito e crédito.
3ª Etapa: Agrupamento:
Você perceberá que, com o tempo, as anotações
serão muitas. Para que você as entenda melhor, agrupe-as conforme alguma característica
similar.
Por exemplo: despesa com alimentação, com habitação, com transporte,
com lazer etc. Essa não é a única forma de agrupar as despesas.
Você pode utilizar
outras formas de agrupamento que sejam mais adequadas à sua realidade. O agrupamento
facilita a verificação da parcela do salário ou da renda que é gasta em cada
grupo
de itens, além de auxiliar com os ajustes ou cortes que eventualmente sejam
necessários.
4ª Etapa: Avaliação:
Nesta etapa, você vai avaliar como suas
finanças se comportaram ao longo do mês e irá agir, correctiva e preventivamente,
para que seu salário e sua renda proporcionem o máximo de benefícios, conforto
e qualidade de vida para você.
Avaliar significa reflectir. Portanto, sugerimos as seguintes reflexões.
- O balanço de seu orçamento foi superavitário, neutro ou deficitário? Ou seja,
você gastou menos, o mesmo ou mais do que recebeu?
- Quais são seus
sonhos e suas metas financeiras? Precisam de curto, médio ou longo prazo?
-São compatíveis com o
seu orçamento?
-Tem separado recursos
financeiros para realizá-los?
- É possível reduzir
gastos desnecessários? Observe os pequenos gastos, pois a soma de muitos “poucos”
pode ser bem relevante.
- É possível aumentar
as receitas?
Fonte: Banco Central do Brazil
Edição: Faruk Muando
Imagem: Photofaro